areacomum005 areacomum002
  Documento sem título
logotipia001
logotipia004

Clique no ícone acima para baixar a Logotipia PNG

 
logotipia004

Clique no ícone acima para baixar as Fontes Padrão

logotipia004

Clique no ícone acima para baixar o modelo de Apresentação PPT

areacomum005LOGOTIPO é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.
Já o conceito de Marca significa a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

logotipia002A TIPOLOGIA (Coleção de caracteres tipográficos utilizados num projeto gráfico) representa a concretização das idéias contidas em toda a simbologia emblemática da marca. Transfere para a comunicação objetiva os conceitos e propostas da empresa resguardando a originalidade da logomarca. As fontes devem permitir que os termos empregados sejam claros, sem prejuízo da estética, complementando toda uma representação visual.

Esta padronização conduz a uma leitura dinâmica, podendo ser utilizada nos mais diferentes aspectos da tramitação de informações internas e externas da empresa. Sua aplicabilidade em situações variadas estabelece um vínculo com a própria representação visual, traduzindo com perfeição qualquer mensagem que esteja relacionada com a atuação da empresa.

APLICAÇÕES INCORRETAS  -  A representação visual  não deve, em qualquer hipótese, ser empregada incorretamente. Toda sua força de impacto e fixação está concentrada no conjunto da obra, sem quaisquer desvios, implementações ou modificações na estrutura da imagem.

Também é desaconselhável o uso de uma das figuras desvinculada das outras, pois isso implicaria em um resultado inverso daquilo que se espera.

PADRÃO DE CORES INSTITUCIONAIS  -  A cor tem fundamental importância na força de impacto da marca. Componente sensorial da experiência visual, ela provoca reações que ajudam na fixação da representação gráfica. Seu uso adequado assegura a identificação exata da empresa, realçando a estética e valorizando o conteúdo simbólico da marca.

Quando as cores forem impressas, deve-se fornecer as especificações da Escala Pantone, conforme modelo. As cores utilizadas na construção desta marca contribuem diretamente para o perfeito equilíbrio da imagem visualizada.

VARIAÇÃO DAS CORES  -  A aplicação das cores obedece a critérios que determinam a força da logomarca. A variação precisa seguir um padrão para que o equilíbrio não seja quebrado.

Os tons desenvolvidos permitem a total integração entre a capacidade de persuasão e a representatividade simbólica da marca. Os efeitos sobre a percepção de cor devem ser vistos em justaposição temporal e espacial com outra cor.

O efeito geral é que cada cor passe a ser vista como complemento da cor vizinha, apesar de aparente contraste. Todos esses aspectos favorecem o equilíbrio entre os elementos que compõem a logomarca.

logotipia003

 

 

 

 Documento sem título

Rua: Senador Fonseca, 1182 • Cep 13201-017 • Jundiaí • São Paulo | PABX. 11  4806-0081

areacomum004