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historico003Fundada em 4 de maio de 1917 pelo professor Luiz Felippe da Rosa, a Escola atua no setor educacional de ensino médio e profissionalizante de nível técnico. Desde 2011 foi iniciado os trabalhos com o Ensino Fundamental.
Nossa missão primordial é formar cidadãos que sejam capazes de orientar suas vidas e suas carreiras de forma equilibrada e feliz, atendendo não só às suas necessidades e expectativas na vida adulta, assim como às necessidades e expectativas da sociedade onde está inserido.

Hoje, o perfil solicitado pelas empresas para contratação passa por características pessoais que permitem ao colaborador aprender continuamente (Conhecimento - Saber), aplicar esse conhecimento para resolver problemas, para criar e inovar (Habilidade – Saber Fazer), assim como sua capacidade de alcançar metas, agregar valor e obter excelência ao trabalho executado (Atitudes – Querer fazer). Esta noção de competência orienta a estratégia de contratação, de qualificação e determina a remuneração dos trabalhadores. Também é decisiva no perfil empreendedor, motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

A Escola Prof. Luiz Rosa utiliza a Metodologia de Projetos em todos os níveis de ensino, possibilitando que o foco do processo educativo esteja na aprendizagem.

O desenvolvimento das disciplinas segue nossaescola001proposta modularizada e interdisciplinar. A interatividade e a participação do aluno, através da elaboração, apresentação e análise de projetos, propiciam a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que nortearão sua vida acadêmica e profissional.


Ensinar a empreender e a aprender são os maiores legados que uma Escola pode oferecer aos seus alunos.


nossaescola001Nossa instituição orienta sua proposta a partir dos quatro pilares da educação, que são conceitos fundamentais baseados no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

No relatório, editado sob a forma do livro – Educação: Um Tesouro a Descobrir –, a discussão dos quatro pilares ocupa todo o Capítulo 4, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser:

• Aprender a Conhecer significa combinar cultura geral com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa Aprender a Aprender para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

• Aprender a Fazer permite adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe, mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalhos que se oferecem, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

• Aprender a Viver juntos desenvolve a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

• Aprender a Ser é fundamental para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não se deve  negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

 

 

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