areacomum005 areacomum002
 Untitled Document
Da Seleção

OBJETIVOS DO PROJETO

O Programa TALENTOPROFISIONAL pretende promover a inclusão social através da detecção de talentos e do suporte ao desenvolvimento profissional e intelectual do cidadão de baixa renda que tenha desenvolvido competências essenciais tanto em relação ao desempenho escolar quanto em relação às atitudes, enquanto aluno e cidadão.

Oferecer oportunidades de educação pessoal e qualificação profissional continuada, desde o ensino médio e técnico até a pós graduação, em cursos oferecidos pela Escola Prof. Luiz Rosa.

Colaborar com o desenvolvimento regional, provendo empresas e instituições com mão de obra talentosa e qualificada.

Promover a integração da comunidade escolar com empresas, associações, instituições públicas e privadas e demais segmentos da sociedade, fazendo o Projeto cada vez mais abrangente.

DA SELEÇÃO E DO PÚBLICO ALVO

Observamos que os critérios de seleção para o Programa TALENTO PROFISSIONAL são prerrogativas da Instituição Educacional Prof. Luiz Rosa, de acordo com a orientação e os objetivos do projeto aqui proposto.

Pré seleção: Uma pré-seleção ocorrerá de outubro a novembro de 2013. Sendo esta primeira etapa realizada a partir de “pesquisa qualitativa” que incluirá alunos oriundos das escolas públicas da cidade de Jundiaí, indicados por professores e diretores da rede pública. Quantitativamente, nesta pré-seleção, serão consideras as notas do ano letivo corrente e as notas anteriores do aluno. Contamos aqui com a colaboração da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí. Lembramos que neste primeiro ano o número de pré candidatos não poderá superar 25 jovens, que poderão ser de ambos os sexos, não havendo número fixo para ocupar-se as vagas que estarão entre 7 e 13 alunos.
Serão considerados candidatos potenciais para a pré-seleção aqueles que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental no ano da seleção e, no decorrer de seu histórico acadêmico, tenha freqüentado apenas escolas públicas. Também será considerada sua condição social e econômica tanto para a pré-seleção  quanto para as demais etapas, visto os objetivos do programa.

Seleção – Etapa 1: O primeiro instrumento de seleção consiste em questionários aplicados aos alunos e seus familiares, por meio dos quais são coletadas informações sobre suas características pessoais, socioeconômicas e culturais, inclusive com foco no contexto familiar em que vivem, sua trajetória escolar, suas percepções acerca da instituição escolar, professores e sociedade. Objetiva-se, com este questionário, traçar os perfis dos alunos e verificar as possíveis interferências desses fatores na aprendizagem.

Seleção – Etapa 2: O segundo instrumento de seleção será uma prova escrita que terá por objetivo medir o desempenho dos alunos em Leitura/Escrita, Raciocínio Lógico e Matemática, constituída cada uma de questões objetivas do Ensino Fundamental (3ª a 8ª séries). Essas provas apresentam também um tema para Redação do tipo narrativo-descritivo própria para o Ensino Fundamental. As provas serão constituídas de questões predominantemente abertas.

Seleção – Etapa 3: Apenas os alunos classificados nas fases anteriores e suas famílias serão chamados para a fase final da seleção onde passaram por entrevistas com a Coordenadora Pedagógica do ensino médio, com a coordenadora do Núcleo de Orientação Psico-pedagógica, e com a direção da Instituição Prof. Luiz Rosa que, de forma unânime deverá referendar a inclusão do candidato.

DA PERDA DA BOLSA

O aluno será excluído do Programa TALENTO PROFISSIONAL, no período letivo subseqüente, nas seguintes hipóteses:

-Se não registrar freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) nas aulas;
-Se for reprovado ou ficar em dependência em uma ou mais disciplinas;

O aluno será excluído do Programa TALENTO PROFISSIONAL, no mesmo período letivo, nas seguintes hipóteses:

-Se vier a praticar atos passíveis de punição com suspensão ou desligamento, hipótese em que deixará de ser concedida a Bolsa de Estudos imediatamente.

 
 Documento sem título

Rua: Senador Fonseca, 1182 • Cep 13201-017 • Jundiaí • São Paulo | PABX. 11  4806-0081

areacomum004