| Projeto Integrador |
A complexidade do mundo e da cultura atual apresenta a necessidade de resolver os problemas com múltiplas visões. Por isso é fundamental apostar na interdisciplinaridade que defende um novo tipo de pessoa: mais flexível, solidária, democrática e crítica.
Inserida neste contexto, a Escola Prof. Luiz Rosa trabalha a interdisciplinaridade através de temas que resultam em um Projeto envolvendo diferentes disciplinas, atendendo às necessidades do mundo atual, que exige pessoas cada vez mais polivalentes.
O Projeto Integrador é pensado para desenvolver as habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e têm como objetivo tornar a aprendizagem mais concreta, conectando diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento a situações vivenciadas pelos estudantes em seu cotidiano.
Os Projetos são programados e discutidos entre os professores, em conjunto com a coordenação, e apresentados aos alunos de forma democrática para que eles possam opinar e oferecer sugestões, colocando-os como sujeito do processo de aprendizagem.
Por fim, são apresentados, em sua forma escrita, seguindo as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e, também, oralmente para uma banca organizada pela escola. Além disso, junto com os alunos, organiza uma mostra relacionada aos temas dos projetos para que sejam apresentados aos pais e ao público externo à escola.
Objetivos específicos:
- – Visa promover o exercício da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso;
- – Exercita o trabalho em grupo e integra os membros do grupo aos demais alunos de turmas e áreas diferentes e estes aos professores e coordenadores;
- – Promove a troca de conhecimentos e experiências, identificando e analisando problemas reais em situações reais, avaliando alternativas e criando soluções para tais problemas;
- – Deve contribuir com a contextualização da aprendizagem e estimular a criatividade;
- – O conhecimento construído ao longo de seu desenvolvimento deve fazer sentido para os estudantes;
- – Deve promover autonomia na aprendizagem e o protagonismo nos conhecimentos adquiridos, tornando a aprendizagem significativa para o estudante.