| Metodologias Ativas |
Nossa Escola tem como proposta pedagógica a utilização de Metodologias Ativas, que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Através de vários instrumentos os professores estimulam a iniciativa, a crítica e a reflexão. Embora nossos Maestros orientem e incentivem, quem conduz e é centro do processo, de fato, é o próprio estudante.
Sem dúvida, Metodologia Ativa é um dos termos mais usados nos últimos tempos dentro da área educacional. Entretanto, poucos o fazem com conhecimento dos seus fundamentos, da sua história e, sobreudo, da sua aplicação e dos seus resultados. Na realidade, as metodologias ativas, algumas vezes apresentada como novidade, remontam à antiguidade e são caracterizadas pela interatividade nas relações de aprendizagem. Ao contrário do instrucionismo, amplamente utilizado, no qual o professor fala e o aluno ouve, as metodologias ativas estimulam a participação do aluno em suas atividades escolares.
Escolas não são todas iguais. Algumas realmente formam; outras apenas informam.
Não basta ouvir, ver, ler, memorizar, repetir, para aprender. O processo é muito mais complexo. Cada pessoa, não importa a sua idade, aprende de uma maneira diferente, transformando as informações que recebe e dando a elas o seu significado. Ao participar deste processo, aprendendo a fazer fazendo, a possibilidade de que estas ações cognitivas se efetivem são muito maiores. A aprendizagem com o uso de metodologias ativas é muito mais eficiente.
Sua utilização depende, porém, de instituições de ensino que se preparem de fato para isto, da proposta pedagógica à capacitação de seus docentes, do material que utiliza e das avaliações que pratica. Com seus espaços de aprendizagem bem construídos. O aluno é o protagonista e o centro das atividades. Os resultados nem sempre são visíveis no curto prazo, mas se refletem ao longo da formação e da vida daqueles em que as metodologias ativas estiveram presentes.
O P.O.E. – Programa de Orientação de Estudos, desenvolvido pela Escola Prof. Luiz Rosa em 2016, tem como finalidade oferecer ferramentas de transformação da relação do aluno com a aprendizagem, orientando-o para uma maior organização, auto planejamento e aprimoramento de práticas de estudo, visando a mudança de atitude fundamental para a aprendizagem autônoma. Saiba mais sobre o Programa de Orientação de Estudo |
O projeto integrador propicia ao estudante ser protagonista de seu próprio processo educativo e incorpora experiências e vivências já adquiridas, integrando estas a novos conhecimentos científicos, assegurando uma aprendizagem efetiva. O objetivo é integrar as várias áreas do conhecimento e promover a possibilidade dos alunos agruparem-se por afinidade de assunto, permitindo a socialização entre perfis de diferentes estudantes. Saiba mais sobre os Projetos Integradores |
A “Metodologia Giro” tem sua origem nos Treinamentos Corporativos Experienciais que vêm se tornando cada vez mais populares entre empresas e executivos em todo o mundo e que permite aos participantes vivenciarem cada atividade proposta, absorvendo até 70% a mais do que em aulas e atividades escolares convencionais. Saiba mais sobre a Giro |
Refletir, debater, questionar, posicionar-se sobre diferentes temas são habilidades importantes que devem ser estimuladas nos estudantes. O Café Filosófico, além de promover estas, também propõe que os alunos saibam trabalhar em equipe e organizem todo o evento, possibilitando a iniciativa, pró-atividade e a visão empreendedora. Saiba mais sobre os Cafés Filosóficos no Rosa |
Tendo como objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio a oportunidade de identificar possibilidades de formação e carreiras, além de se aproximar da realidade profissional, a Feira de Profissões é uma programação imperdível para quem se vê diante da angústia pré-vestibular. Também estão incluídos encontros promovidos dentro da escola entre profissionais atuantes no mercado de trabalho e os estudantes. |
A saída pedagógica é uma importante ferramenta para a aprendizagem. Estimula a convivência e amplia os conhecimentos. Envolve diferentes áreas do conhecimento, promovendo aprendizagens de conhecimento científico, cultural e profissional, além de possibilitar maior integração e socialização entre os alunos e os professores. Os alunos que não participam deste evento, desenvolvem outras atividades relacionadas a vivência proposta. |
No Rosa, os educadores físicos trabalham com o desafio diário de orientar a formação ética e moral com foco na construção da personalidade. Ao desenvolver noções sobre esportes, conhecimento do corpo, ginástica, ritmos musicais, dança, exercícios funcionais e alongamentos atuamos em um contexto mais amplo, trabalhando também, comunicação, expressão e emoção, enquanto os jogos coletivos proporcionam sociabilização e surgimento de lideranças, através da integração entre os alunos. |
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Em tempo: O Rosa tem o Selo de Escola amiga do Esporte, oferecido pela Prefeitura Municipal de Jundiaí, oferecendo Bolsas de Estudo aos jovens atletas de diversas modalidades esportivas que defendem nossa cidade em competições estaduais e nacionais. |
O Seminário de Educação é um evento anual, promovido pelo Instituto Bertrand Russell, mantenedor da Escola Prof. Luiz Rosa que pretende ser um encontro didático em que especialistas interagem com a plateia para compartilhar conhecimentos, debater posições e desenvolver investigações. O evento é tradicionalmente gratuito, com convites limitados e aberto ao público. |