.

| Nossa História| 

A Escola Prof. Luiz Rosa foi fundada em 4 de maio de 1917 pelo Professor Luiz Felippe da Rosa. Desde então, a Escola atua no setor educacional de ensino médio e profissionalizante de nível técnico.

Afrodescendente nascido no Rio de Janeiro, o Professor Luiz Felippe da Rosa, desde o final do século XIX, vinha exercendo funções como docente, coordenador e diretor em Colégios do Estado de São Paulo, chegando a fundar uma Escola em Campinas em 1906.

No ano de 1914, exercia as atividades de vice-diretor do Colégio Hydecroft nesta cidade. Uma escola de grande prestígio no estado, mas que estava encerrando suas atividades. Resolveu então dar início ao velho sonho de dirigir sua própria escola, no que foi muito bem sucedido. Seu primeiro endereço foi à Rua Barão de Jundiaí 844, esquina com a rua da Padroeira. Prédio que viria abrigar, mais tarde, a primeira Escola Normal Livre de Jundiaí, transferindo-se posteriormente para a Praça D. Pedro II, conhecida como Jardim das Rosas, onde esteve até a morte de seu fundador em 1930. Sob a direção dos professores Sebastião Augusto de Miranda e Dna. Clotilde Copeli de Miranda, a escola mudou-se para a Rua do Rosário, 667, onde permanece até hoje, embora tenha atravessado o quarteirão em 1970 e fixado seu endereço à Rua Senador Fonseca, 1182.

Autorizada a funcionar em 20 de junho de 1918 pelo então Diretor de Instrução Pública, Sr. Oscar Thompson, inicialmente a escola oferecia cursos propedêuticos e regime de internato e semi-internato e, a partir de 1923, revelava sua verdadeira vocação ao constituir-se como Sucursal da Escola de Comércio do Rio de Janeiro, passando a formar Peritos Contadores.

Em 1954, a Escola foi adquirida pela família Leme do Prado, sendo dirigida pelos professores José Leme do Prado e José Leme do Prado Filho. Após a morte do professor José Leme do Prado, em 1968, passaram a responder pela direção o General Newton Brayner Nunes da Silva e o Major Evaporê Machado até 1972, quando assumiu a direção o professor Fernando Leme do Prado, que permaneceu até 2012, quando assumiu o Prof. Frederico Piamonteze Junior.

Ao curso técnico em Contabilidade, introduzido em 1926, vieram se somar os cursos técnicos em Administração e Secretariado em 1973, técnico em Publicidade em 1976 e Processamento de Dados em 1981. Em 1982, a Escola adotou o regime de matrícula por disciplina no sistema semestral, sendo uma das poucas escolas no país a operar neste sistema que é característico dos centros desenvolvidos.

A Escola manteve durante muitos anos o curso ginasial equivalente ao 1º Grau ou 5ª a 8ª series do Ensino Fundamental, entretanto seu trabalho contínuo ocorreu na formação de técnicos de nível médio, já tendo formado mais de 26.000 alunos ao longo de sua existência. Foram seus professores algumas das mais significativas personagens da história jundiaiense, como Albertina Fortarel, Joaquim Candelário de Freitas, Nelson Foot, Lázaro Miranda Duarte, o Dr. Mário Guimarães, que foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, o Prof. João Luiz de Campos, autor do “Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa”, Pedro Clarismundo Fornari, fundador da escola e universidade Padre Anchieta, Pedro Fávaro e o Dr. Ulisses Nutti Moreira, renomado advogado de nossa região que, na década de 70, foi diretor do Teatro Estudantil Rosa, o T.E.R., um importantes movimento cultural de Jundiaí, premiado nacionalmente. Além destes, pode-se observar um grande número de escolas de nossa cidade com o nome de educadores que trabalharam no Rosa.

Em 2000 a Escola Prof. Luiz Rosa se torna também Centro de Educação Tecnológica oferecendo, a partir de 2002, os Cursos Superiores de Tecnologia em: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Publicidade e Mídia, Gestão de Logística, Desenvolvedor para a Web. A partir de 2004 o Mec altera a denominação dos “Centro de Educação Tecnológica” para “Faculdade de Tecnologia”. Simultaneamente, “o Rosa” passou a oferecer os cursos de: Gestão Ambiental, Gestão em Logística, Gestão da Produção, Gestão em Sistemas de Informação e Gestão de Marketing de Varejo.

Em 2011, após a separação dos cursos superiores, a Escola Prof. Luiz Rosa retoma o ensino fundamental e amplia sua ação na formação profissional oferecendo também cursos livres e ensino a distância.

Por todo esse período centenário, foram os pequenos passos de todos os dias que nos trouxeram até aqui. Sempre com uma visão pedagógica diferenciada, perfil inovador e a visão de que a formação do estudante deve ser plena.

Seguindo o caminho inverso da grande maioria das escolas, lançamos diversos cursos técnicos, inovamos o ensino médio, fundamos uma faculdade que se tornou referência na região e, só então, depois de toda essa experiência adquirida, abraçamos o ensino fundamental.


Por tudo isso, ao escolher o Rosa, você escolheu o melhor futuro para seu filho.


Nossa experiência, nosso aprendizado, nossas práticas e nossa vivência nos vários níveis de ensino onde atuamos nos permitem ter uma visão mais clara das competências e habilidades que os estudantes precisarão nas etapas posteriores das suas vidas.

Tudo isso foi posto a prova nesses tempos de pandemia. Foi nossa Proposta Pedagógica diferenciada das demais escolas, que sempre se mostrou efetiva no desenvolvimento de nossos estudantes, que garantiu nossa rápida adaptação ao ensino remoto. Só uma equipe altamente profissional e preparada poderia fortalecer ainda mais o suporte aos estudantes garantindo acompanhamento constante das suas necessidades.

Leia o artigo do Prof. Fernando Leme do Prado: 4 de maio de 1917