| Programa de Orientação de Estudo |
Dificuldades em se organizar geralmente torna a aprendizagem penosa e fatigante comprometendo a motivação e a autoconfiança do estudante. Mais do que paciência e força de vontade, estudar requer disciplina e o domínio de algumas técnicas, muitas vezes simples e práticas.
O POE – Programa de Orientação de Estudos caminha para o seu 4o. ano de atividade e tem como finalidade oferecer ferramentas de transformação da relação do aluno com a aprendizagem, orientando-o para uma maior organização, auto planejamento e aprimoramento de práticas de estudo, visando à mudança de atitude fundamental para a aprendizagem autônoma.
Neste ano de 2020, já a partir na primeira semana de aula, iniciamos o Programa com os alunos do 6o ano do ensino fundamental e 1os anos do ensino médio + técnico e, sequencialmente, atendendo todas as turmas.
Durante os encontros os professores que concedem o tempo de sua aula participam da ativamente dos trabalhos visto que são profissionais imprescindíveis para o sucesso do programa.
Nosso objetivo é criar estratégias para transformar positivamente a relação do aluno com os estudos
A aprendizagem depende de uma série de condições, entre elas a capacidade de organização, que se baseia no planejamento, na escolha de um método de estudos e no monitoramento do próprio conhecimento adquirido.
Cabe ao profissional responsável pelo POE abordar e avaliar, junto com o estudante, em que fase as dificuldades ocorrem para que, ao longo do ciclo de estudo, o aluno possa ir se apropriando do processo tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem.
“O ato de aprender depende de uma série de fatores, entre eles a organização, que se baseia num planejamento, na escolha de procedimento de estudos e na monitoração da própria aprendizagem. Dificuldade para se organizar geralmente torna o ato de aprender difícil e cansativa. ”
Junqueira, Fernanda. O que é Orientação de Estudos? Disponível em: http://denisemineiro.com/orientacao-de-estudos.
Acesso em: fevereiro de 2017.
Pretendemos:
- Orientar a rotina e organização dos estudos dos alunos;
- Apresentar formas de planejar o estudo com a finalidade de torná-lo mais eficiente;
- Ajudar a priorizar a rotina escolar sem esquecer as demais atividades que ocorrem fora do ambiente escolar;
- Orientar no sentido de perceber-se agente da própria aprendizagem e, portanto, capaz de tornar-se independente;
- Desenvolver autonomia para que o aluno seja capaz de estudar e participar melhor das atividades em sala de aula e em casa;
- Contribuir para uma aprendizagem efetiva e prazerosa.
Como?
- Conduzidos pela Equipe de Orientação Educacional, são feitos quatro encontros semanais, com duração de uma aula, com o grupo inteiro de alunos.
- No 1º encontro acontece a apresentação do programa e também é utilizado um questionário de estratégias metacognitivas, com metas e objetivos para estudar, gerando auto percepção do estudante quanto a seus hábitos, facilidades ou dificuldades com relação aos estudos.
- No 2º e demais encontros são usados vídeos que elucidam o tema, além de planilhas de horários que são imprescindíveis para aplicação do programa.
- No 3º encontro, acontece a formalização da construção da rotina particular de cada aluno e são apresentadas e aplicadas técnicas de estudo. Os alunos participam de oficinas de mapas mentais e outras técnicas que serão desenvolvidas durante o ano pelos professores.
- O 4º e último encontro é usado para que os alunos possam discutir e apresentar suas dúvidas e questionamentos de forma coletiva e/ou individualmente caso queiram.
Após esses encontros iniciais, são realizados atendimentos em pequenos grupos de alunos com a equipe de orientação educacional a fim de ajudá-los na organização e cumprimento de cronogramas.
https://www.facebook.com/escolaprofluizrosa/photos/a.409155232516829/3240866706012320/