| Avaliação como um Processo |

.

Seja no Ensino Fundamental2, seja no Ensino Médio+Técnico, para o Rosa avaliação é um processo e não apenas uma prova e o seu objetivo é AVALIAR o desempenho do estudante em sua TOTALIDADE e não através da simples mensuração numérica que, em geral, tem como finalidade única medir somente as informações adquiridas por um aluno.

Nossa escola considera a avaliação parte integrante da APRENDIZAGEM e, por isso, é trabalhada como um PROCESSO, sendo VALORIZADOS o DESEMPENHO, a PARTICIPAÇÃO e o COMPROMETIMENTO do ESTUDANTE não somente em um único dia, mas ao longo de cada encontro e cada período letivo, sendo este estudante acompanhado em seus AVANÇOS, LIMITES e DIFICULDADES, sempre prevalecendo a QUALIDADE sobre a quantidade.

Como acontece no mundo do trabalho, o estudante deve ser avaliado o tempo todo e das mais diferentes formas através de itens como sua participação, sua produção individual e em grupos durante as aula, atividades, trabalhos, tarefas ou intervenções orais, seu comprometimento com os estudos, projetos, além (claro) das provas individuais, dentre outras possibilidades.

Ao ressaltar a IMPORTÂNCIA de um sistema avaliativo como um processo, o Rosa entende que o resultado de uma avaliação não é só para o ESTUDANTE, mas é formativo, possibilitando uma nova tomada de decisão do professor e a melhoria na QUALIDADE da aprendizagem.

Assim, para atender a nossa PROPOSTA PEDAGÓGICA, nossa avaliação é realizada através de OBJETIVOS propostos POR COMPETÊNCIAS, que são transformados em conceitos inseridos em uma perspectiva FORMATIVA.


A – Atingiu plenamente os objetivos propostos


B – Atingiu a maioria dos objetivos propostos


C – Atingiu satisfatoriamente os objetivos propostos


D – Não atingiu os objetivos mínimos propostos


As menções utilizadas INDICAM quais OBJETIVOS propostos foram ATINGIDOS e, no caso de não serem plenamente atendidos, são identificadas as razões e procurados novos meios e ESTRATÉGIAS que possam CONTRIBUIR para que o aluno possa evoluir em seu processo de APRENDIZAGEM.