Ensino Médio + Técnico
A adolescência é uma fase de transição, com muitas transformações físicas e psicológicas. A CURIOSIDADE EM DESCOBRIR A VIDA, a busca pela LIBERDADE, o medo de CRESCER, além dos comportamentos oscilantes, os questionamentos e emoções exacerbadas são características típicas desta fase.
É um período em que os jovens estão mudando a forma de ver as coisas, ASSUMINDO RESPONSABILIDADES PELA PRÓPRIA VIDA e APRENDENDO A FAZER ESCOLHAS. Em meio a tudo isso, É FUNDAMENTAL UMA ESCOLA AFETIVA, que acolha e seja, JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA, um suporte e referência aos estudantes.
A importância do ensino médio como um período de APRENDIZADO, VAI ALÉM DA PREOCUPAÇÃO COM O CUMPRIMENTO DOS CONTEÚDOS. É essencial SER SIGNIFICATIVO para a vida, pois propicia aos jovens as COMPETÊNCIAS DE DISCERNIR E AGIR, facilitando a inserção deste jovem na vida ativa, CONTRIBUINDO COM A ESCOLHA DA CARREIRA e preparando-o não só para entrar na faculdade, mas principalmente para cursá-la com mais SEGURANÇA. Neste nível de ensino, ao se RESPEITAR os desejos e afetos dos adolescentes e MOTIVANDO-OS para a aprendizagem por competências, formação de VALORES e pensamento crítico, possibilita-se o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO.
É necessário que, neste nível de ensino, se saia da proposta tradicional, que foca exclusivamente o volume de informações, muitas vezes sem interagir com a REALIDADE prática e de professores que ministram aulas essencialmente expositivas, atribuindo ao estudante a única tarefa de ouvir.
A ESCOLA precisa PROPOR muito mais para um adolescente em transformação. Faz-se necessário ter ESTRATÉGIAS diferenciadas em sala de aula que POSSIBILITEM ao estudante interferir no seu próprio processo de APRENDIZAGEM, pesquisando, refletindo, questionando. Desta forma, construindo seu próprio conhecimento e, principalmente, sendo capaz de APLICAR este conhecimento em diferentes SITUAÇÕES que ocorram na sua vida cotidiana, e não apenas em uma prova.
Uma PROPOSTA MOTIVACIONAL, que oportunize o CRESCIMENTO INDIVIDUAL e a inserção social e profissional ajuda o jovem a CRIAR O PRÓPRIO PROJETO DE VIDA. Estas são competências fundamentais neste momento para que os estudantes sintam-se mais SEGUROS e preparados para a VIDA. Para que descubram suas aptidões, encontrem OPÇÕES e saibam fazer escolhas e tomar DECISÕES com ética e responsabilidade.
Este deve ser o verdadeiro objetivo do ensino médio: FORMAR o estudante para ser um CIDADÃO autônomo, com valores éticos e capacidade de escolha e, sobretudo, FELIZES.
Coordenação Pedagógica
Dúvidas Frequentes
* Horários da Manhã: Entrada 07h25 | Saída 11h55 – Os Intervalo da manhã acontecem das 09h05 às 09h25.
* Horários da Tarde: Entrada 13h00 | Saída 17h30 – Os Intervalo da tarde acontecem das 15h30 às 15h50.
Os responsáveis devem acompanhar as crianças até a entrada na escola.
IMPORTANTE: Os estudantes deverão estar dentro das salas no horário previsto para o início de cada aula. Caso o aluno se atrase, chegando após o início das aulas, ficará com falta naquela aula, mas terá a permissão para entrar na sala.
No término das aulas, os alunos só sairão da escola com pais, responsáveis ou pessoas autorizadas a levarem as crianças. Não será permitida a saída antecipada dos alunos da escola. Caso haja essa necessidade, o responsável deve enviar uma autorização, ligar na escola liberando a saída antecipada, ou vir até a escola buscar o estudante.
Quando a criança não for embora com as pessoas de costume, os responsáveis deverão comunicar a secretaria. Pedimos que respeitem os horários de entrada e saída.
No Fundamental, são ministradas semanalmente:
- 5 aulas de Matemática,
- 5 de Língua Portuguesa,
- 3 de Ciências,
- 3 de História,
- 3 de Geografia,
- 2 de Inglês,
- 1 de Artes,
- 1 Educação Física e
- 1 de Projeto Integrador.