Escola Luiz Rosa

Processo Avaliativo

O tema avaliação nas metodologias ativas representa uma mudança de paradigma em relação às formas tradicionais de avaliar o aprendizado. Ao invés de se focar apenas no produto final (uma prova, por exemplo), ela busca acompanhar o processo de aprendizagem durante toda trajetória, fornecendo feedbacks construtivos para que o estudante possa aprimorar seu desempenho.

Para nós, o processo avaliativo deve promover o aprendizado: Ao fornecer feedbacks constantes, a avaliação formativa motiva o estudante a buscar a melhoria contínua.

Nosso foco está no desenvolvimento de competências: A avaliação diversificada permite avaliar diferentes habilidades, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

A autonomia do estudante está sempre no centro do processo: A co-construção da avaliação incentiva o estudante a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado.

Características da Avaliação nas Metodologias Ativas:

  • Formativa: Acompanha o estudante durante todo o processo de aprendizagem, oferecendo feedbacks constantes e ajustando as atividades conforme a necessidade.
  • Diagnóstica: Identifica as dificuldades e os pontos fortes de cada estudante, permitindo que o professor personalize o ensino.
  • Somativa: Avalia o aprendizado ao final de um processo, mas não se limita a um único momento, podendo ocorrer em diferentes etapas.
  • Diversificada: Utiliza diferentes instrumentos de avaliação, como portfólios, apresentações, trabalhos em grupo, além das tradicionais provas.
  • Co-construída: Envolve o estudante na definição dos critérios de avaliação e na reflexão sobre seu próprio aprendizado.


Contínua, colaborativa, diversificada e personalizada a avaliação, no Rosa, busca acompanhar o desenvolvimento do estudante valorizando a aprendizagem. Essa abordagem contribui para uma educação mais significativa e eficaz.

Descrever o Processo avaliativo da Escola Prof Luiz Rosa
Pular para o conteúdo